Comunicado

comunicado, em breve estarei atualizando este blog, retirando os links quebrados do megauploads, e adicionando novas postagens, Grato a todos que acessam este blog...

Tradutor de Idiomas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

montar uma rede doméstica com dois micros

Como montar uma rede doméstica com dois micros

Houve uma época, a tempos atrás, em que ter um automóvel era um luxo que poucas famílias dispunha. Com o passar dos anos o carro da família virou uma necessidade indispensável e depois ainda, o segundo carro começou se fazer presente nas garagens, tanto é que hoje não se constrói garagens em residências com espaço menor que a vaga para dois carros.

Com os computadores, a história se repete. Na década de 70 mais ou menos, só possuía computador pessoal quem estivesse disposto a desembolsar uma boa quantia em dólares para ter menos processamento que qualquer calculadora de bolso, mas hoje em dia, muitas residências, escritórios, lojas, etc., possuem não um, mas dois PCs, o que fez as pequenas redes domésticas crescerem em números. Uma pequena rede em casa ou no escritório pode trazer várias vantagens como por exemplo compartilhar a impressora em vez de ter uma para cada PC, trocar arquivos sem a necessidade de manipular disquetes, compartilhar a mesma conexão da Internet e até mesmo o CD Rom. Esqueça a idéia de servidor. Cada micro de uma rede doméstica deve ser micros completos, com HD, memória e tudo, capaz de rodar os programas sem dependência um do outro. Alem de softer apropriado para rede o servidor teria que estar ligado para que as estações funcionassem.

Vou descrever abaixo a forma de se configurar os dois PCs para que eles operem em rede ponto a ponto usando o Windows 98.

Primeiro cada um dos PCs deve ter uma placa de rede instalada e configurada corretamente. Acesse o Painel de Controle/Gerenciador de Dispositivo/Redes e veja se não há nenhum conflito. Se você possui conexão de Internet de banda larga (Speed, Cambrasnet) o micro que recebe a conexão deve ter duas placas de rede, uma para a conexão da Internet e outra para a rede interna. O cabo usado para redes internas é chamado de Cabo de par Trançado, pode ter até 100m de comprimento para uma rede de 10Mbit/s e deve estar crimpado em um padrão chamado de Cross-over. Crimpar é o ato de fixar os conectores do tipo RJ-45 nas pontas do cabo, o que deve ser feito com uma ferramenta especial, o alicate de Crimp. Na própria loja que lhe vende o cabo pode ser feito este serviço, só preste atenção no padrão de posições dos fios como segue abaixo :

(segurando o conector com o pino virado para baixo, olhando para os contatos):

Conector da esquerda:

1- Branco com Laranja

2- Laranja

3- Branco com Verde

4- Azul

5- Branco com Azul

6- Verde

7- Branco com Marrom

8- Marrom

Conector da direita:

1- Branco com Verde

2- Verde

3- Branco com Laranja

4- Azul

5- Branco com Azul

6- Laranja

7- Branco com Marrom

8- Marrom

Para saber se o cabo esta OK e as placas de rede também, basta conectar o cabo nas placas e ligar os micros, assim, se tudo estiver OK os LEDs das placas de acenderão. Resolvido esta parte, devemos agora fazer a configuração da rede. É simples de se fazer, como uma receita de bolo.

No primeiro micro, abra o Painel de Controle/Rede e instale (se ainda não tiver) o protocolo TCP/IP. Clique em Adicionar, depois Protocolo, Adicionar novamente, escolha Microsoft e TCP/IP e vá dando OK.

Figura 1 – Propriedades de Rede.

O adaptador (placa de rede) já deve estar instalado e aparecendo na tela de Rede (figura acima) bem como o protocolo TCP/IP para ela, caso contrário deve ser adicionado. Para tanto clique em Adicionar/Adaptador/adicionar, procure o seu adaptador na lista ou clique em Com disco para localiza-lo no CD.

Agora clique em TCP/IP relativo ao adaptador de rede (veja figura) e clique em propriedades.

No Endereço IP clique em especificar um endereço e coloque 192.168.0.2, na mascara de subrede coloque 255.255.255.0. O TCP/IP é o melhor protocolo para redes, é usado pela Internet, para jogos online, mas, você também pode instalar outros protocolos caso necessite, como o NetBEUI ou o IPX. Instale o Cliente para redes Microsoft e o compartilhamento de arquivos para redes MicroSoft, marque as opções " Desejo que outros usuários tenham acesso aos meus arquivos" e "Desejo que outros usuários tenham acesso a minha impressora" . Se o micro em questão tem acesso a Internet, seja de banda larga ou acesso discado, não esqueça de instalar o compartilhamento de arquivos apenas para a placa de rede, caso contrário seu micro terá uma porta aberta para hackers. Faça-o somente no protocolo TCP/IP relativo a placa de rede clicando no botão Compartilhamento de arquivos e impressora.

Continuando na configuração de rede, clique em Identificação e dê um nome para o PC e outro para o grupo. Use a descrição para definir o micro na rede ou a localização deste ou o que quiser.

Esta descrição não é importante, porem o nome do grupo deve ser o mesmo para todos os micros da rede (neste caso, os dois.) para que eles possam se "enxergar" na rede. Depois de reiniciar o micro, compartilhe todos os recursos que você quer que o outro computador tenha acesso. A impressora, o HD todo ou somente algumas pastas, o CD Rom, etc.

Você pode fazer isso pelo ícone Meu Computador ou pelo Windows Explorer.

As configurações do segundo micro devem ser feitas da mesma maneira que foi feito no primeiro com o cuidado de configurar o endereço como 192.168.0.1 e a mascara de rede como 255.255.255.0. Escolha um novo nome para este na rede, coloque o mesmo nome de grupo e use a descrição de modo que lhe convir e compartilhe os recursos que você deseja que o outro micro acesse. Se você tem acesso a Internet em um dos micros e quer compartilhar com o outro, algumas providências devem ser tomadas mas saiba que a velocidade de acesso será divida entre os micros e caso a sua conexão não seja em banda larga talvez a lentidão dos acessos o desanime.

No micro com acesso a Internet, acesse Rede no Painel de Controle e em Propriedades marque a opção "Ativar compartilhamento de conexão com a Internet". Vá ao outro micro e acesse a Configuração de Rede e nas propriedades do TCP/IP mude a configuração para "Obter automaticamente um endereço IP", necessário para que o compartilhamento da conexão funcione.

Manual da Placa Mãe Asus A7V400-MX


Esta placa-mãe baseada no chipset VIA KM400A, é a solução certa para processadores socket A Athlon XP/Sempron. Com placa gráfica de qualidade incorporada e características avançadas como SATA, áudio de 6 canais e LAN 10/100, a A7V400-MX SE é uma placa-mãe onboard

Especificações:

- FSB 400 MHz

- AGP 8x (AGP 3.0) com banda de 2,12GB/s

- Vídeo AGP integrado

- SoundMax Digital áudio System

- Rede 10/100 integrada

- 6 portas USB

- Asus C.O.P (CPU Overhating Protection) Proteje o processador contra altas temperaturas ou sobrefrequencias .

- CrashFree BIOS Recupera o BIOS a partir de um disquete em caso de dano por ataque de vírus ou outra operação incorreta.

- Saída S/PDIF Saída de som digital


CPU : Socket A for AMD Athlon XP/ Thoroughbred/Barton processors

Chipset: VIA KM400A VIA VT8235 CE

Front Side Bus: 400/333/266/200 MHz

Memory: 2 x 184-pin DIMM Sockets support max. 2GB PC2700/PC2100/PC1600 non-ECC DDR SDRAM memory

VGA: Integrated VIA UniChrome Graphics

Expansion Slots: 1 x AGP 8X/4X 3 x PCI

IDE: 2 x UltraDMA 133/100/66

Áudio: ADI SoundMax 6-channel CODEC

LAN: VIA VT6103 10/100 Mbps Ethernet PHY

USB: Max. 6 USB2.0 ports

Back Panel I/O Ports:
1 x Parallel
1 x Serial
1 x PS/2 Keyboard
1 x PS/2 Mouse
1 x VGA
1 x Audio I/O
4 x USB 2.0
1 x RJ45

Tamanho:0,50MB
Sistemas: Win/98




Manual da Placa Mãe Asus K8N



Manual de Instruções da Placa Mãe Asus K8N

A placa mãe Asus K8N é tudo que um hardware pode oferecer em termos na escolha de flexibilidade e disponibilidade de especificações high-end. A K8N não apenas oferece tudo que você precisa, mas insistimos em prover tudo que você necessita: portas Serial ATA, 8-canais de áudio, saída S/PDIF óptico, opção mais avançada de RAID, até mesmo firewall nativo de qualidade profissional para cuidar de sua segurança! Faça dela a sua escolha certa para o seu dia-a-dia com o a ASUS K8N!
Para obter o arquivo, clique no link do manual situado no rodapé da página (está no formato PDF, eventualmente compactado no formato ZIP). O tempo necessário para download do Manual Asus K8N depende da velocidade da sua conexão com a Internet.

Modelo: K8N
Tamanho: 15.09 Mb
Versao: 5.10.00.58
Data adicionada: 03-Jan-2010, 12:35
Fabricante : ASUS
Tipo de dispositivo: Placa-mãe
Sistema Operacional: Windows 2000/XP/2003

Links:

EasyShare

Megaupload


 
© 2007 Template feito por tudo posso